A luta de quilombolas de vários estados do Nordeste em defesa da legalidade do decreto federal relativo à titulação das terras remanescentes de quilombos obteve mais um avanço. Nessa segunda, a deputada Teresa Leitão, do PT, comemorou o posicionamento do desembargador federal Edilson Nobre, que pediu vista do processo movido por proprietários de terras contra a comunidade de Acauã, do Rio Grande do Norte. “Pediu mais tempo para se debruçar sobre o assunto e disse uma coisa que geralmente o Poder Judiciário não diz. Achei muito importante o que ele disse. Ele disse que ficou impactado e sensibilizado pelas mobilizações que foram feitas pelas comunidades quilombolas.”
A ameaça de redução de zonas eleitorais em Pernambuco vai ser tema de audiência pública da Comissão de Justiça, marcada para às onze horas da manhã dessa terça, na Assembleia. A deputada Terezinha Nunes, do PSDB, solicitou o debate. Ela ressalta que a medida, prevista em portarias do Tribunal Superior Eleitoral, vai gerar grande transtorno no Interior. Segundo Terezinha, um dos problemas decorrentes da falta de zonas eleitorais é a fiscalização ineficiente do processo de votação. “O que vai, sem dúvida alguma, dificultar a realização das eleições e, sobretudo, a fiscalização dessas eleições em um momento em que cada vez mais a população brasileira exige transparência.”
O São João de Araripina, no Sertão do Araripe, foi destaque no pronunciamento da deputada Socorro Pimentel, do PSL. Ela comemorou o sucesso de público da festa, que reuniu cerca de 50 mil pessoas. De acordo com a parlamentar, desde o início de junho o município realiza uma programação com grandes atrações musicais e ênfase na tradição cultural junina, o que eleva a autoestima da população.